quarta-feira, 29 de outubro de 2025

I Mostra Erê de Práticas Antirracistas 2025


 O Coletivo Erê, no âmbito das ações do Novembro Negro, promove a Mostra Erê de Práticas Antirracistas, um espaço formativo, expositivo e de reconhecimento de projetos desenvolvidos em escolas da rede pública e privada. O evento tem como foco debater uma educação decolonial, focado em praticas antirracistas na sociedade, e dar visibilidade às ações pedagógicas e culturais voltadas à promoção da igualdade racial e ao cumprimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que instituem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e dos povos indígenas nos currículos escolares.

A amostra fará parte do Simpósio cujo tema é: Práticas Antirracistas na Sociedade na Perspectiva Decolonial, o qual será um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva de saberes, reunindo pesquisadores, educadores, estudantes, movimentos sociais e gestores públicos comprometidos com a transformação social. A proposta é problematizar as estruturas coloniais que sustentam o racismo e propor práticas antirracistas em diferentes esferas, educacional, cultural, institucional e comunitária a partir de uma visão crítica e emancipatória.

INSCRIÇÃO:  https://forms.gle/GKBkpuwmwrvz7ZNq5 

Equipe: até dez (10) expositores, incluindo um professor orientador.

·       Período: 19 de outubro a 15 de novembro de 2025

·       Formato: Online, mediante preenchimento de formulário do Google Forms.

· Dados necessários: identificação dos expositores, título e resumo do projeto, termo de consentimento de imagem assinado.

OBJETIVOS

GERAL

·       Promover a socialização e o reconhecimento de práticas pedagógicas voltadas à promoção da educação antirracista e à operacionalização das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

ESPECÍFICOS

·       Dar visibilidade às ações antirracistas desenvolvidas nas escolas;

·       Fomentar o diálogo entre estudantes, professores e comunidade escolar;

·       Reconhecer e premiar experiências que se destacam pela inovação e compromisso com a luta antirracista;

·       Estimular a continuidade e ampliação das práticas de educação das relações étnico-raciais.

 

PÚBLICO-ALVO

Estudantes e professores orientadores da Educação Básica: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Técnica e Educação de Jovens e Adultos (EJA), do municipio de Campo Formoso-BA.

 

FORMATO DE EXPOSIÇÃO

Os trabalhos poderão ser apresentados em banner ou em outros formatos definidos pelos grupos, a fim de valorizar diferentes linguagens e formas de expressão. A autonomia criativa será incentivada, reconhecendo que há múltiplas formas de legitimar e apresentar saberes.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

·       Aderência à temática étnico-racial e/ou indígena;

·       Promoção de práticas antirracistas e de valorização das identidades;

·       Clareza, originalidade e relevância da proposta;

·       Potencial formativo e de impacto na comunidade escolar.