A amostra fará parte do Simpósio cujo tema é: Práticas Antirracistas na Sociedade na Perspectiva Decolonial, o qual será um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva de saberes, reunindo pesquisadores, educadores, estudantes, movimentos sociais e gestores públicos comprometidos com a transformação social. A proposta é problematizar as estruturas coloniais que sustentam o racismo e propor práticas antirracistas em diferentes esferas, educacional, cultural, institucional e comunitária a partir de uma visão crítica e emancipatória.
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/GKBkpuwmwrvz7ZNq5
Equipe: até dez (10) expositores, incluindo um professor orientador.
· Período: 19 de outubro a 15 de novembro de 2025
· Formato: Online, mediante preenchimento de formulário do Google Forms.
· Dados necessários: identificação dos expositores, título e resumo do projeto, termo de consentimento de imagem assinado.
OBJETIVOS
GERAL
· Promover
a socialização e o reconhecimento de práticas pedagógicas voltadas à promoção
da educação antirracista e à operacionalização das Leis 10.639/2003 e
11.645/2008.
ESPECÍFICOS
· Dar
visibilidade às ações antirracistas desenvolvidas nas escolas;
· Fomentar
o diálogo entre estudantes, professores e comunidade escolar;
· Reconhecer
e premiar experiências que se destacam pela inovação e compromisso com a luta
antirracista;
· Estimular
a continuidade e ampliação das práticas de educação das relações
étnico-raciais.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes
e professores orientadores da Educação Básica: Ensino Fundamental, Ensino
Médio, Educação Técnica e Educação de Jovens e Adultos (EJA), do municipio de
Campo Formoso-BA.
FORMATO DE EXPOSIÇÃO
Os
trabalhos poderão ser apresentados em banner ou em outros formatos definidos
pelos grupos, a fim de valorizar diferentes linguagens e formas de expressão. A
autonomia criativa será incentivada, reconhecendo que há múltiplas formas de
legitimar e apresentar saberes.
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
·
Aderência à temática étnico-racial e/ou
indígena;
·
Promoção de práticas antirracistas e de
valorização das identidades;
·
Clareza, originalidade e relevância da
proposta;
·
Potencial formativo e de impacto na comunidade
escolar.
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